Wagner Lagemann
Produtor Musical e Engenheiro de Áudio
Wagner Lagemann é produtor e engenheiro de áudio do Estúdio Pedra Redonda, atua desde a captação, produção, mixagem e masterização até a sonorização de shows e eventos. O Estúdio da Pedra Redonda, é um espaço de cultura localizado na zona sul de Porto Alegre que apoia e movimenta a cena musical da cidade há aproximadamente 7 anos. Durante esse processo de transformação firmamos parcerias com a Tratore na distribuição digital fonográfica das produções. Antes disso Wagner trabalhou com inúmeros projetos artísticos, principalmente através do selo Fuinha Feliz – gravadora alternativa em parceria com o guitarrista Fabrício Gambogi e do Estúdio LKR (uma parceria entre Wagner Lagemann, Gabriel Kurtz e Ricardo Panela).
Serviços prestados no coletivo
Gravação, Produção Musical, Edição de Áudio, Masterização e Mixagem de Áudio
Redes Sociais
André Paz
Produtor Musical e Videomaker
Multiartista Indicado ao Prêmio Açorianos de Música nas categorias Revelação, Melhor Disco Pop e Melhor Compositor Pop com seu primeiro album solo CERCA em 2018 e OlhovivO - lançado em 2021. Já atuou como músico e produtor musical ao lado de artistas de diferentes estilos e gerações como Marcelo Delacroix, Arthur de Faria, Omar Gianmarcco (ARG), Raquel Leão, Pablo Trindade (URU), Grupo Vocal UPA!, e outros.
Produz trilhas sonoras e sound design para espetáculos teatrais e audiovisual, já tendo atuado com grupos como Cuidado que Mancha, Caixa Preta, Mú (vencedor do prêmio açorianos de melhor disco infantil) e Casa de Madeira. Há mais de dez anos investe na pesquisa de audiovisual e música, tendo um extenso trabalho de direção e montagem de videoclipes, performances e shows ao vivo. Atualmente, produz conteúdo digital para empresas que atuam no Brasil e no exterior, já tendo trabalhado com marcas como YouCom, Coca-Cola, Adidas, Polar e Google.
Serviços prestados no coletivo
Músico e Videomaker
Contato e redes sociais
Tamiris Duarte
Musicista, Produtora Musical e Produtora Executiva
Tamiris Duarte é baixista, compositora, produtora, professora e mestra em Performance Musical pela Unicamp. Bacharela em Música Popular pela UFRGS, foi baixista e arranjadora do Coletivo de Música Popular do I.A. Integra o grupo de pesquisadoras e musicistas Três Marias, o espetáculo Líricas Sulinas e trabalha em diversas frentes ao lado de Tião Carvalho, mestre da cultura popular brasileira com conhecimentos sobre brincadeiras e festividades populares. É sobre o Bumba-meu-boi no Morro do Querosene sua dissertação de mestrado, investigando maneiras de interpretar a musicalidade advinda de tradições brasileiras no contrabaixo. Atua como baixista de Tião e acompanha atualmente mestre Paulo Romeu, Clarissa Ferreira, Venancio da Luz e o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí em seus Ọ̀ṣẹ́ẹ̀túrá (Africa'n Jazz) e Fela in Motion (tributo a Fela Kuti). Tamiris assina a direção musical do show de 50 anos de carreira da cantora Loma Pereira e coordena um baixo-trio de música instrumental, registrado em "Até Aqui" (2017) e no EP visual “Tami TRIO ao vivo na Quarta Aumentada” (2020). Agora prepara um trabalho novo de canções autorais a partir da relação baixo e voz. No coletivo de artistas da Pedra Redonda, Tamiris atua ao lado de Paola Kirst na produção cultural e executiva de projetos culturais, shows, oficinas, gravações de discos e mais, desde 2018 tendo realizado, entre outros projetos, o álbum visual em comemoração aos 45 anos da banda Afro-Sul Odomodê.
Serviços prestados no coletivo
Gravação de baixo, percussão e voz
Produção musical
Consultoria em produção executiva e elaboração de projetos
Contato e redes sociais
Aruna Cruz
Fotógrafa, Videomaker, Designer e Web Designer
Aruna Cruz (nome artístico de Gabriela Cunha, natural de Pelotas/RS) é fotógrafa, artista visual, curadora e designer, com formação em Licenciatura - Artes Visuais/UFPel. Desde 2016 com sua marca Registro do Ato realiza curadoria fotográfica para compor e potencializar novas narrativas entre a imagem e a poesia. Já participou de exposições em Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG, Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS, e nas ruas de Buenos Aires - Argentina. É integrante do Coletivo Pedra Redonda assinando os ensaios fotográficos e coberturas fotográficas da cena cultural do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina. Hoje é sócia-proprietária da produtora fuzzz lab, onde realiza e executa diversos projetos e iniciativas culturais como fotógrafa, videomaker, designer e web designer.
Serviços prestados no coletivo
Fotógrafa (cobertura fotográfica e ensaios fotográficos) e Videomaker
Designer Gráfico (identidade visual) e Web Designer
Contato e redes sociais
Venancio da Luz
Musicista, Arranjador, Compositor e Produtor Musical
Venancio da Luz é compositor, guitarrista e flautista, natural de Uruguaiana-RS. Atuou na Orquestra Sinfônica de Santa Maria e na Banda Sinfônica da UFSM entre 2016 e 2019. Participa regularmente dos grupos Tum Toin Foin - Orquestra de Câmara, encabeçado por Arthur de Faria, no grupo Gabriel Romano e Equilíbrio Dinâmico, e na banda do cantor André Paz. Desde 2022 lidera seu sexteto instrumental dedicado à exploração da mistura entre o rock, a música gaúcha e a música escrita. O sexteto, formado por Venancio, Gabriel Romano, Bibiana Turchiello, Lucas Fê, Tamiris Duarte e Jean Carlo Godoy, realiza sua primeira gravação em 2022, no estúdio da Pedra Redonda, na forma do EP “Tálago”, que marca o primeiro trabalho de Venancio com o coletivo da Pedra Redonda. Desde então, desempenha trabalhos enquanto músico e arranjador dentro do coletivo, tais como arranjador no show “Vim Pra Sujar o Branco do Dia”, sob direção musical de Pedro Borghetti e a produtor musical de dois singles da cantora Paola Kirst. Outras realizações importantes foram os shows no Festival Pira Rural, o Festival Quintal da Pedra Redonda, e o show no Teatro CHC da Santa Casa, todos apresentando o repertório autoral com o sexteto.
Serviços prestados no coletivo
Gravação de flauta e guitarra
Arranjo
Composição de trilha sonora
Produção musical
Contato e redes sociais
Eduardo Riter
Musicista, Designer Gráfico, Web Designer e Artista Visual
Eduardo Riter é músico, produtor, escritor, calígrafo e artista gráfico. Estudou guitarra durante a adolescência e juventude, liderando bandas de rock, funk e punk, mas na vida adulta estendeu seus estudos e interesses para outras artes, em especial a música indiana, o sânscrito e o Nada Yoga. Desde 2010 tem estudado com alguns renomados mestres indianos, como Debashish Sanyal de Varanasi e pandit Anand Kumar Mallick de Vrindavan. Reconhecido como um promissor difusor da música indiana, por alguns de seus principais expoentes, como Abhik Mukherjee, Indrajit Banerjee e Hindole Majumdar. Idealizador do curso Fundamentos da Música Indiana Para Todos, toca o sitar indiano seguindo os métodos e técnicas tradicionais mas também inserindo esse instrumento típico da Índia em sonoridades diversas, como milonga e bossa nova e até mesmo na musicoterapia. É produtor musical e cultural desde a adolescência, tendo trabalhado de forma independente, em quase todos os casos dentro do underground. Também é formado em Design Gráfico, com diversas capas de disco, logotipos de artistas e bandas, e pôsteres que circularam ao longo de 20 anos de carreira. Idealizador do projeto Raga Chakra Brasil, circuito de recitais de música clássica indiana, grupos de estudos e comunidade.
Serviços prestados no coletivo
Gravação de sitar indiano, violão/guitarra e voz
Design Gráfico (Identidade Visual, Capas e Encartes de CD, CD Single, Vinil, produtos gráficos)
Webdesign
Ilustração
Caligrafia
Contato e redes sociais
Lucas Fê
Instrumentista, Produtor e Diretor Musical
Lucas é natural da cidade do Rio Grande, ao extremo sul do Brasil. Sobrinho de Marquinhos Fê, desde muito cedo teve contato com a bateria e diversos ambientes musicais, tendo seu primeiro registro audiovisual aos 4 anos de idade, tocando ao lado de músicos profissionais. Atualmente, aos 26 anos, seu som visceral transparece personalidade, sensibilidade e principalmente capacidade e liberdade criativas, que se fortalecem ao lado de Dionísio Souza e Marcelo Vaz, seus parceiros no KIAI grupo, com quem gravou os álbuns “Além” (2018), “Costuras Que me Bordam Marcas na Pele” com a cantora Paola Kirst (2018), “Jazzkilla” de Zudzilla e Kiai (2019), “KIAI II” (2020), "KIAI ao vivo na Pedra Redonda" (2021) e o single "A Reforma" (2022) além de participações em álbuns de outros artistas. Lucas também integra o coletivo de artistas da Pedra Redonda e segue atuando em shows, gravações, aulas e workshops.
Serviços prestados no coletivo
Gravação de bateria e percussão
Produção musical
Direção musical
Contato e redes sociais
Thais Andrade
Diretora, Iluminadora e Produtora Executiva
Thais Andrade é produtora cultural, iluminadora cênica e bacharela em direção cênica pela UFRGS (2017). Participa do Coletivo da Pedra Redonda como artista múltipla com enfoque para iluminação, fotografia e produção cultural. Como produtora atua desde a coordenação técnica (montagem, execução de riders, produção de palco), quanto na elaboração, escrita e execução de projetos (orçamentos, contratos e logística). Atua na iluminação de mais de 30 espetáculos e na produção de projetos culturais e atualmente está envolvida com diversos artistas e projetos com destaque para: Artesã, de Gustavo Kraemer; Pigarra, de Paola Kirst; Iluminação do Sexteto Venâncio da Luz; Água Redonda e Comprida, de Geógia de Macedo; Maria Peçonha da Cia Gente Falante.
Serviços prestados no coletivo
Direção Cênica
Iluminação
Produção Executiva
Contato e redes sociais
Bibiana Turchiello
Musicista e Produtora Executiva
Bibiana Turchiello iniciou seus estudos de violino aos quatro anos de idade na cidade de Santa Maria, RS – Brasil. Desde muito pequena participou de diversos festivais no país. Aos nove anos ingressou na Orquestra Jovem da cidade pela qual teve a oportunidade de estar em festivais internacionais de orquestra na América Latina. Mais tarde passou a fazer parte como Spalla da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.
Formada em Comunicação Social (2016) e Bacharelado em violino (2021) ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2018 participou de dois festivais na Europa (Itália e Espanha) onde teve a experiência de tocar em óperas. Além disso, lecionou classes de violino em Huancayo, no Peru, durante o período de dois meses. Em 2019 fez parte do Trio Abaporu juntamente com Venancio da Luz e Ricardo Borges. Ainda em 2019 receberam o prêmio no festival SantaMusica de melhor grupo instrumental com sua primeira obra autoral.
Atua em grupos camerísticos como a Sphaera Mundi e Sucinta Orquestra de Clarissa Ferreira. Integra o Sexteto do Venancio da Luz e também faz parte da Orquestra do Theatro São Pedro, da cidade de Porto Alegre. Já participou de show de artistas como Vitor Ramil e Jota Quest.
Serviços prestados no coletivo
Gravação de Violino
Produção Executiva
Organização e Planejamento
Contato e redes sociais
Vitória Proença
Diretora, Fotógrafa, Designer e Social Media
Designer, fotógrafa e artista audiovisual, Vitória Proença é diretora criativa no Coletivo da Pedra Redonda e realizadora visual na produtora 229visuais. Nos últimos anos, vem desenvolvendo seu trabalho de branding musical assinando capa de discos e singles de artistas como Kassin e Frank Jorge, Paola Kirst, Kiai Grupo, entre outros. Como fotógrafa, já trabalhou com artistas como Elza Soares, Kiko Dinucci, Boogarins, Luiza Lian, além de registrar ativamente a cena musical brasileira desde 2017. Em 2020, fez sua primeira exposição individual "Passagens", como retratista do Agulha Porto Alegre. Em 2021, foi uma das ganhadoras do Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro. Como designer, esteve a frente de instituições como Festival Morrostock e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Já foi contemplada em outros editais e festivais como Natura Musical, SIM SP e Noite dos Museus.
Serviços prestados no coletivo
Direção de cena e fotografia
Fotografia
Design Gráfico
Social Media e Planejamento
Contato e redes sociais
Paola Kirst
Musicista, Preparadora Vocal e Figurinista
Paola Kirst é cantora, compositora e performer formada em Artes Visuais (FURG). Natural da periferia do extremo sul do Estado (cidade do Rio Grande), mora em Porto Alegre há 5 anos. É uma das idealizadoras do Coletivo Pedra Redonda onde atua como artista múltipla com enfoque em canto, composição, preparação vocal, dublagem, figurinos e cenário. Venceu a categoria Revelação no Prêmio Açorianos de Música (2018) junto do trio instrumental Kiai (Lucas fê, Dionisio Souza e Marcelo Vaz), com o álbum de estreia ‘Costuras que me bordam marcas na pele’ (selo Escápula Records), inteiramente produzido e gravado no estúdio da Pedra Redonda por Wagner Lagemann. Lançou ‘Costuras Ao Vivo’, espetáculo acessível em Libras (2020) e o álbum visual ‘Vertigem’ com o músico Lorenzo Flach (2021). Nestes dois últimos com produção do coletivo.
Foi curadora do Unimúsica ao lado de Antônio Villeroy (2019). Abriu dois shows do músico Jorge Drexler no Auditório Araújo Vianna (2022). Já em 2023 cantou com a Orquestra SimJazz na Virada Sustentável, assinou as provocações sonoras na peça ‘Instinto’ do Coletivo Projeto Gompa ao lado de Alvaro RosaCosta, participou da exposição ‘Lupi: pode entrar que a casa é tua’ e seu solo ‘Pigarra’, dirigido por Thais Andrade, esteve no 30º Porto Alegre em Cena. Ao longo desses últimos anos trabalhou como figurinista para espetáculos, sessões de fotos e videoclipes de artistas como Ianaê Régia, Gustavo Kraemer, Pedro Borghetti, Venâncio da Luz sexteto, André Paz, entre outros. Nesse momento se prepara para o lançamento de seu mais novo álbum em colaboração com o Kiai intitulado ‘Submersos’.
Serviços prestados no coletivo
Musicista
Preparadora Vocal
Figurinista
Contato e redes sociais
Pedro Borghetti
Musicista, Compositor, Produtor Musical
Músico, compositor e produtor, premiado no Açorianos de Música 2020 na categoria compositor MPB com seu primeiro trabalho solo (Linhas de Tempo). Gravou na trilha do longa metragem “Legalidade”, produziu a trilha para a peça infantil “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão”, em 2021 lançou quatro videoclipes, em 2022 assinou a produção musical do álbum “Os Poetas Nunca Dormem” e em 2023 lançou seu segundo trabalho solo PENDENGA. Abriu os shows de Jorge Drexler, acompanhando Paola Kirst, e Roger Waters acompanhando Renato Borghetti.
Serviços prestados no coletivo
Musicista
Compositor
Produtor Musical
Cantor
Gravação de bombo leguero e violão
Contato e redes sociais
Vinícius Angeli
Videomaker, Fotógrafo e Diretor Audiovisual
Fotógrafo, videomaker e diretor audiovisual – em 2017 iniciei minha jornada na fotografia e encontrei meu caminho dentro da música e da produção cultural. Os palcos me deram a oportunidade de registrar diversos espetáculos, shows, peças de teatro e festivais por todo o Brasil – realizei o registro fotográfico em quatro edições do festival Morrostock, atuando também como videomaker. Fiz parte da equipe audiovisual da Buzz Music Content, realizando a filmagem de todos os showcases e registrando o circuito de shows pela cidade de São Paulo/SP durante a Semana Internacional da Música em 2019. Com a produtora audiovisual 229visuais, realizei a cobertura fotográfica oficial do Porto Verão Alegre 2023, acompanhando 20 atrações que ocorreram na cidade de Porto Alegre/RS.
Desde 2018 atuo junto ao Coletivo da Pedra Redonda, sendo um de seus idealizadores, explorando diversas linguagens do audiovisual e atuando na direção, edição de vídeos, fotografia e promoção de mídias sociais.
Hoje sou sócio-proprietário da produtora audiovisual 229visuais. Já realizamos a execução de diversos projetos e iniciativas culturais, com mais de 40 videoclipes musicais publicados, 62 sessões musicais registradas ao vivo e 08 mini-documentários."
Serviços prestados no coletivo
Videomaker
Fotógrafo
Diretor Audiovisual
Contato e redes sociais